Por mais que seja um nome comum desse tipo de planta, existem muitas variedades de grama e cada uma delas tem algumas características únicas.
Nesse post, vamos falar de algumas delas e dar dicas de qual a melhor forma de utilizá-las para complementar o seu jardim. Vamos lá?
GRAMA ESMERALDA
Começando por uma das variedades mais comuns no país, a Grama Esmeralda é caracterizada por folhas finas e estreitas. Ela é extremamente comum em jardins, obras e rodovias.
Essa variedade, além da aparência clássica, traz outras grandes vantagens, como o combate à erosão, que é essencial em terrenos íngremes e com alta incidência de fluxos de água.
Outras vantagens são a boa resistência ao pisoteio, o que faz dela muito boa para jardins com passagem de pessoas, e taxa de crescimento lento, que faz menos constante a necessidade de podas e cuidados.
GRAMA COREANA
Ao contrário da variedade anterior, a Grama Coreana possui pouca resistência ao pisoteio, o que faz dela uma opção não tão interessante em jardins com fluxo de pessoas.
Por outro lado, ela tende a formar tufos quando cresce, dando uma aparência de algo fofo, o que faz dela uma opção muito bonita para ornamentar em composições.
Como tem um crescimento acelerado e necessidade de sol, a Grama Coreana é mais recomendada para pessoas experientes em jardinagem ou em locais que possuem um profissional da área.
GRAMA SÃO CARLOS
A Grama São Carlos é outra espécie muito popular no Brasil. Com folhas largas e lisas, além da belíssima coloração verde escuro, essa variedade tem a vantagem de não crescer muito em altura e proporcionar uma ótima cobertura do espaço.
É uma espécie extremamente versátil e ótima para complementar o ambiente ou cobrir longas porções de terra. Ela também tem um ciclo de vida longo, tolerância aos climas frios e não exige muita manutenção.
GRAMA AMENDOIM
O grande atrativo da Grama Amendoim, além das folhas arredondadas, são suas flores.
Essa espécie demanda pouco cuidado com podas, já que seu crescimento é mais horizontalizado. Mesmo assim, ela confere muito volume e exuberância ao local, e suas flores amarelas se destacam pelo verde escuro das folhas, dando um resultado de encher os olhos.
Por outro lado, ela é pouco resistente ao pisoteio. Por isso, é recomendado que fique em lugares com menos fluxo de pessoas, como jardins laterais ou em canteiros.
E QUAL GRAMA DEVO ESCOLHER?
Como você já deve ter percebido, existem diversas opções de grama e cada uma delas apresenta uma peculiaridade em relação ao crescimento, formato das folhas, cuidados e afins.
A dica aqui é observar bem o seu espaço e definir qual vai ser o objetivo dele. Se for um local com alto fluxo de pessoas ou animais, a melhor saída é optar pelas variedades mais resistentes.
Por outro lado, se você tem um pequeno jardim e deseja apenas volume e exuberância, existem ótimas opções também.
O segredo é sempre planejar muito bem e, se necessário, pedir ajuda de um profissional em paisagismo. Dessa forma o seu imóvel fica muito mais bonito e com plantas verdinhas para aproveitar.
Os comentários estão desativados.